MATRICULE-SE AGORA

Noticias

Festival de Guarani da UCP se consolida na divulgação da cultura Paraguaia

22/11/2023
blog
O Festival de Guarani: Um Marco no Calendário Cultural da Capital de Amambay

Há 11 anos, a Universidade Central do Paraguai (UCP) deu início a um evento que se tornaria uma tradição cultural marcante interrompida apenas pela pandemia da COVID-19: o Festival de Guarani. Consolidando-se como um dos maiores eventos de divulgação e fomento da cultura paraguaia, esse festival apresenta usos, costumes e tradições para mais de 16 mil universitários provenientes de diversos estados brasileiros e de outros países, que escolheram cursar Medicina nas diversas universidades de Pedro Juan Caballero.

A 9ª Edição do Festival de Guarani, realizada na última sexta-feira (18), na avenida das Nações Unidas, em frente à sede 1 da UCP, foi um espetáculo de celebração cultural. Um grandioso palco foi montado para as apresentações artísticas e culturais, enquanto barracas repletas de comidas e bebidas típicas enriqueceram a experiência do público presente.

O CEO da Universidade Central do Paraguai e idealizador do curso de Medicina em Pedro Juan Caballero, Carlos Bernardo, fez a abertura oficial do festival, expressando gratidão em nome da professora Wenceslaa Gómes e do Diretor de Carreiras da UCP, o médico David Aguilera. Ele destacou o empenho de todos os envolvidos para a realização do evento e enalteceu o povo paraguaio, conhecido por receber de braços abertos aqueles que escolhem a fronteira para trabalhar, morar ou estudar.

Carlos Bernardo transmitiu uma mensagem de apreço aos estudantes, afirmando que, ao concluírem seus cursos de graduação, levarão consigo não apenas conhecimento acadêmico, mas também o amor, respeito, carinho e admiração pelo Paraguai e seu povo.

O Festival de Guarani ofereceu um cardápio cultural diversificado, desde apresentações de artistas renomados da fronteira até pratos típicos como sopa paraguaia, payagua mascada, kaguyjy, arroz camby, mandi 'bolo, mbeju, chipá guazú, cocido e o famoso tereré. As atividades incluíram apresentações de polca paraguaia, recitação de poesias e poemas em espanhol guarani e jopara, uma mistura da língua guarani com o espanhol, comum na fronteira entre o Paraguai e o Brasil.

O festival contou ainda com a participação especial do artista fronteiriço Franciel Márquez, conhecido pela sua presença na televisão paraguaia, especialmente no programa Canta Conmigo Paraguai, transmitido pela Telefuturo, um dos maiores grupos de comunicação do país. Sua performance encantou o público com canções regionais paraguaias e música popular brasileira, adicionando um toque especial à celebração cultural da UCP.